PROJETOS

Projeto Meio Ambiente Bem Perto de Nós: AR, ÁGUA, TERRA E FOGO


O tema: MEIO AMBIENTE BEM PERTO DE NÓS, surgiu da discussão sobre grandes problemas ambientais que o PLANETA vem sofrendo, de modo especial o AQUECIMENTO GLOBAL.
A proposta deste ano é uma sequência do trabalho dos anos anteriores, o objetivo principal é estudar os assuntos: Ar, Água, Terra e Fogo.
Dentro destes temas entra a reciclagem, a intenção é conscientizar o aluno da importância de reutilizar o lixo (as caixas de papelão, vidros, plásticos, papéis, etc.) 






MiniProjeto: ARAUCÁRIA: ÁRVORE NATIVA DA NOSSA REGIÃO

A escola ERCI DICK realizou na quinta-feira, dia 2 de junho de 2011, oficinas sobre a araucária, árvore nativa da região sul do Brasil. Este miniprojeto é uma sequência do projeto sobre o meio ambiente desenvolvido desde o início do ano. A cerimônia de abertura do miniprojeto contou com a participação dos músicos Elder e Volnei contando músicas relacionadas com o meio ambiente, e do aluno da aula de canto Tales contando: Planeta Água, depois foi à vez dos alunos mostrarem seu talento dançando a dança dos índios, cantando e dançando a música Planeta Azul, e também uma dança típica da nossa região (dança gaúcha) com a música Vaneira da Ecologia.

OFICINA Nº1
NUTRIÇÃO E RECEITAS COM O PINHÃO
            Nesta oficina trabalharam-se os valores nutricionais do pinhão, e pratos típicos usando como ingrediente principal o pinhão.
Veja os valores nutricionais do alimento:
100 gramas de pinhões pré-cozidos contêm
Fibras - 18 g
Calorias - 196
Proteínas - 3,94 g
Carboidratos - 41,9 g
Gordura - 1,34 g
Vitamina B1 - 1,35 mg
Vitamina B2 - 0,24 mg
Niacina - 4,7 mg
Cálcio - 35 mg
Ferro - 6,8 mg
Fósforo - 136 mg
 
OFICINA Nº2
CONCENTRAÇÃO E RELAXAMENTO
            Nesta oficina trabalhou-se relaxamento e concentração através de alongamentos. O trabalho foi realizado através de músicas referentes ao meio ambiente e sons da natureza lembrando as florestas de araucárias.
 
OFICINA Nº 3
O PINUS

            Nesta oficina trabalhou-se a plantação de pinus, que veio para substituir a araucária que estava quase em extinção.
            O pinus por sua vez é de fácil adaptação a qualquer tipo de solo e seu crescimento é muito rápido comparado à araucária.

OFICINA Nº 4
DESENHAR UM PINHEIRO

            Nesta oficina os alunos puderam mostrar o seu talento desenhando o pinheiro. Através de algumas imagens e fotos das árvores de araucárias, os alunos se inspiraram para criar os seus desenhos, o tema proposto pela professora foi “O pinheiro como parte da paisagem”.

 
OFICINA Nº 5
A GRALHA
A gralha tem um papel importante na semeação dos grãos de pinhão, ela estoca os frutos nos troncos podres das árvores caídas, nas raízes das árvores e no solo, e do solo nascem novas árvores.
 Nesta oficina foi trabalhado um breve histórico sobre a ave, a lenda da gralha azul e uma historinha animada referente à gralha.
 
OFICINA Nº 6
AS UTILIDADES DO PINHEIRO

            Praticamente tudo pode ser aproveitado em se tratando da árvore de araucária: a madeira, suas folhas, seus frutos, a casca, o nó, as cinzas e a resina. Nesta oficina os alunos puderam aprender mais as utilidades do pinheiro e a sua importância através de explicações e um divertido teatrinho.
 
OFICINA Nº 7
A IMPORTÂNCIA DO PINUS

            Nesta oficina evidenciou-se a importância dessa árvore na nossa região, a indústria madeireira na nossa cidade, os empreiteiros, o plantio, a poda e o corte da madeira como um modo de vida. Exposição de fotos de trabalhadores e máquinas cortando o pinus.
 
OFICINA Nº 8
 O PINHÃO

Nesta oficina os alunos aprenderam a origem do pinhão, a pinha, tamanho, peso, forma, entre outras informações relacionadas ao pinhão, fruto da araucária e alimento típico da nossa região.
 
OFICINA Nº 9
AS FLORESTAS DAS ARAUCÁRIAS
            Nesta oficina os alunos assistiram a um vídeo sobre a história da araucária, suas origens, sua sobrevivência, os animais e plantas que vivem nas florestas de araucárias, a desmatação e a extinção dessa planta. O video que os alunos assistiram está disponível no link: Video Mitorama Mestres Araucárias.
 
 
No fim das Oficinas foi realizada uma sapecada de pinhão, todos os alunos se divertiram muito comendo pinhão sapecado no fogo das grimpas, relembrando o antigo hábito dos índios, os alunos dançaram vestidos de índios, ao redor da fogueira.